O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2017. “Os jovens não somente sejam amados, mas eles próprios saibam que são amados." (Dom Bosco)

ESCOLA, PARÓQUIA E ORATÓRIO EM PASTORAL

 

O que é uma Escola em Pastoral?

O Pe. Jovandir, diretor geral do Colégio Dom Bosco, juntamente com o Pe. João Carlos, diretor pastoral deste mesmo colégio, convidam estudantes, educadores, pais, comunidade em geral para entendermos como melhor responder a esta pergunta.

Temos muito material oferecido pela Congregação Salesiana, muito conteúdo quente disponibilizado no material pedagógico da Rede Salesiana de Escolas e a Carta Pastoral escrita pelo Pe. Orestes, inspetor da Inspetoria São João Bosco.

Precisamos mobilizar mais pessoas, fortalecer as Equipes e estarmos sempre firmes com os nossos planos de ações contidos no PEPS – Projeto Educativo Pastoral Salesiano.

O Colégio Dom Bosco tem o ENASA. O ENASA é uma atividade letiva, portanto obrigatória para todos os alunos do Colégio. Através do ENASA despertamos pessoas para o SALVO (Salesiano Voluntário). Cada Salesiano, seja criança, adolescente, jovem ou adulto, vai se deparar com as muitas ações que temos já em funcionamento ou que podemos fazer funcionar: Humanização, Contadores de História, Tindolelê, Oratório, CDBA Portas Abertas. Para essas ações precisamos organizar grupos. Grupos missionários: Infância Missionária (IM); Adolescência Missionária (AM); Juventude Missionária (JM); Pais Missionários (PM). Disto tudo organizaremos o Conselho da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) que é o responsável, junto à direção pastoral do colégio, por trabalhar toda a Escola, a Paróquia e o Oratório em Pastoral, portanto, a Presença Salesiana.

E no que se refere ao Colégio Dom Bosco, precisamos organizar o nosso ano em Projetos e Programas. Pe. Jovandir, pelo pouco tempo que já está aqui acredita que poderia haver:

PROJETOS:1º Acolhida (janeiro e fevereiro);  Auxiliados por Maria, conhecer e seguir Jesus Cristo (março, abril e maio);  Cultura (junho e julho);  Com Dom Bosco celebrar a Família (agosto);  Conscientizar (setembro, outubro e novembro);  Renascer com Jesus, é hora de Planejar (dezembro).

PROGRAMAS:Estão dentro de cada Projeto: No primeiro Projeto: Bênção das mochilas, Celebração de abertura do ano letivo; No segundo: Enasa, I Celebração das debutantes, Campanha da Fraternidade, Gincana Auxiliadora, Jogos inter-classe, Comemoração das Mães, Coroação de Maria e Páscoa; No terceiro: Festa Junina; No quarto: Festa da Família, Comemoração dos Pais e Celebração de Dom Bosco; No quinto: Mês da Bíblia, Semana da Ecologia, Pedalando com Dom Bosco, Acampamento dormir alegre e acordar feliz, Somos da cor e II Celebração das debutantes; E no sexto: Sistematização do PEPS e Natal Solidário.

Vamos aprofundar e fazer acontecer tudo isto? Procure a direção pastoral do Colégio e, sinta-se envolvido.

Primeira reunião: Dia 23 de março (quinta feira), às 19 horas.

 

Pe. Jovandir Batista da Silva, sdb

DIRETOR GERAL

 
 
Acamp Bosco
:: 26/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Acamp Bosco
:: 24/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Acamp Bosco
:: 25/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Conselho de Classe
:: 15/12 - Conselho de classe final

Recuperação
:: 07,08,11,12,13,14/12 - Recuperação final

Natal Solidário
:: 01/12 - Natal Solidário

Missa
:: 01/12 - Missa de formatura

 

COPYRIGHT - COLÉGIO DOM BOSCO ARAXÁ. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.