O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2017. “Os jovens não somente sejam amados, mas eles próprios saibam que são amados." (Dom Bosco)

A Pastoral Escolar do Colégio Dom Bosco busca ser um espaço de evangelização e formação integral do ser humano, promovendo com sua praxe a mística do cuidado com a Vida, porque toda a ação educativa como também toda ação evangelizadora carregam em si a concepção plena de ser humano, de mundo e de sociedade.

À luz do Sistema Preventivo, procura-se trabalhar com crianças, jovens, educadores, colaboradores, famílias, a formação da consciência crítica, a fidelidade à revelação cristã e a colaboração direta na construção de uma sociedade justa e solidária, onde o bem comum e a paz sejam herdados por todos, capacitando o educador como mediador da ternura de Deus.
 
Desta forma, a vivência do carisma salesiano, que fundamenta as práticas da escola em pastoral, potencializa a missão educativa, que visa o crescimento integral da pessoa, proporciona experiência salvífica de Jesus Cristo e orienta para o discernimento do projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história.
 
A Ação Pastoral em nossa Unidade
 
Esse dinamismo evangelizador presente nos Colégios Salesiano advindo do vigor de nossa espiritualidade precisa ser animado e articulado para que as práticas pedagógicas e as vivências cotidianas sejam evangelizadoras e se desenvolvam em sintonia com o Carisma Salesiano. Por isso, é nosso objetivo possuir uma Coordenação de Pastoral que, a partir da vivência pastoral e do carisma salesiano possamos traçar determinados objetivos.
 
A Pastoral Escolar terá a seguinte organização: 
 
AJS
A Articulação Juventude Salesiana se constitui numa proposta de evangelização para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio através de três eixos: seguimento a Jesus Cristo, inserção eclesial e a transformação do mundo; será o nosso carro chefe para a implantação da Coordenação Educativo Pastoral (CEP).
 
Dimensão Solidária
Essa frente de trabalho é uma das prioridades, pois é necessário que haja em nosso meio à consciência solidária para que possamos junto aos alunos desenvolver projetos que estejam articulados com algumas obras sociais de nossa cidade. E assim constituir um grupo de Voluntários e Missionários de nossa instituição.
 
Trabalho com as Famílias
Trabalhar com os pais a mentalidade que a escola também é um espaço para eles, para a família, e por isso devem visitá-la e dela participar, sempre que possível. Conhecer a sala de aula, as dependências do prédio, a área de lazer, conversar com a equipe pedagógica, trocar informações com a professora, são ações que recomendamos e incentivamos.
 
Encontros de Reflexão e Convivência
Um projeto pastoral-pedagógico desenvolvido junto com as Supervisoras Pedagógicas, com professores titulares e lideranças discentes. Tem por finalidade contribuir com o crescimento humano dos alunos, facilitar a integração da turma, fortalecer a identidade Salesiana e possibilitar o lazer.
 
Formação
Este projeto é uma das ações para orientar a organização e dinamização das PE (Pastoral Escolar). Um espaço que, junto com os Encontros, se configura como um meio privilegiado para a formação de militantes juvenis, conscientes de seu papel na construção da Civilização do Amor.
 
Destacamos também a importância do projeto considerar a formação para a juventude de forma processual e contínua, respeitando as etapas de crescimento e amadurecimento do jovem na Pastoral, bem como, todas as dimensões do processo de formação integral. Segundo o Documento 85 da CNBB: “Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais”, a formação da juventude deve ser integral. Isto é, ela deve contemplar as cinco dimensões da pessoa do/a jovem: psicoafetiva, psicossocial, mística, político-ecológica e capacitação. Não pode ser reduzida a uma “proposta psicologizante, espiritualista ou politizante”.
 
Formar
Cuida da formação espiritual dos colaboradores (de forma especial dos colaboradores do administrativo, manutenção e limpeza) por meio de encontros locais.
 
Momentos Celebrativos
Aqui estão reunidos os diversos momentos onde a nossa Comunidade Educativa é chamada para celebrar a sua fé. Missas mensais na Capela do Colégio; Momentos de aprofundamento e Celebrações em tempos fortes para a vida da Igreja e do Colégio Dom Bosco.
 
 
 
 
Acamp Bosco
:: 26/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Acamp Bosco
:: 24/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Acamp Bosco
:: 25/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Conselho de Classe
:: 15/12 - Conselho de classe final

Recuperação
:: 07,08,11,12,13,14/12 - Recuperação final

Natal Solidário
:: 01/12 - Natal Solidário

Missa
:: 01/12 - Missa de formatura

 

COPYRIGHT - COLÉGIO DOM BOSCO ARAXÁ. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.