O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2017. “Os jovens não somente sejam amados, mas eles próprios saibam que são amados." (Dom Bosco)

O  Caleidoscópio é o material curricular da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. Cada classe possui duas pastas, uma para o 1º e outra para o 2º semestre. Em cada pasta, são contemplados os eixos que devem ser trabalhados com as crianças de 04 a 06 anos, segundo o RCNEI (Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil).

A proposta do material didático está fundamentada em princípios da educação sócio-política, visando a formação integral do ser humano nos seguintes aspectos: conhecimento, identidade, cooperação, solidariedade e justiça.
 
No material fica clara a visão de educação e de escola que pretendemos para as crianças da Educação Infantil da Rede Salesiana de Escolas, valorizando aprendizagem significativas, o conhecimento que possuem sobre o mundo e, acima de tudo, o significado da instensa atividade que é aprender.
 
As brincadeiras, as atividades corporais e os jogos estão presentes o tempo todo, ora como atividades espontâneas e imaginativas, ora como objetivos didáticos em questão.
 
Por meio das brincadeiras, o professor pode observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso de linguagem assim, como  suas capacidades sociais e os recursos afetivos e emocionais de que dispõem. 
 
O desenho e a leitura, os jogos e a escrita fazem parte desse rol de situações permanentes, apresentadas no material, atendendo diferentes objetivos, de acordo com o trabalho que está sendo realizado.
Alguns passeios, a observação de um objeto trazido por uma criança, a montagem de um cenário, a escrita de um bilhete para a criança que faltou são atividades ocasionais.
A diversidade corporal, espacial e de agrupamentos já vem proposta no material no intuito de promover novas experiências e aprendizagens.
 
A partir do 2º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, o material prevê que a integração entre as disciplinas e as áreas se faça pelas concepções teóricas  e pelo desenvolvimento das habilidades escolares comuns.
 
Além de estimular o desenvolvimento dessas habilidades, os conteúdos do material didático visam também ajudar o aluno a edificar uma base sólida para toda a sua vida, respeitar as diferenças, compreender o meio social e político, formar suas atitudes e valores em relação ao mundo, ampliar seus conhecimentos relacionando-se a todo instante com educadores e educandos num ambiente sadio e estimulador.
 
O material didático da Rede Salesiana de Escola, por meio de uma educação de qualidade, tem como objetivos garantir a apropriação do conhecimento pelo aluno, bem como  assegurar a formação integral do mesmo, através do desenvolvimento de valores, da consciência crítica com relação à identidade cultural, social e religiosa. 
 
Sempre em conformidade com as orientações do Ministério da Educação e as demandas do mercado de trabalho, busca  a formação integral do aluno, preparando-o para dar continuidade aos seus estudos obtendo sucesso em exames como ENEM e os diferentes vestibulares das melhores universidades do país.
 
Os autores selecionados pela Equipe Pedagógica da RSE, além do conhecimento em áreas específicas, apresentam comprovada capacidade de escrita de material instrucional e afinidade com os princípios pedagógicos e educacionais do Sistema Preventivo Salesiano. Realizam um trabalho coletivo e orgânico, alimentado por reuniões e seminários e pela participação em equipes por matéria, por série e por área, em constante diálogo entre si e com as propostas do sistema educativo salesiano.
 
Responsáveis pela seleção dos conteúdos de sua disciplina ou área e pela redação do material didático, os autores, nessa sua tarefa, observam os seguintes elementos:
  1. a base para a elaboração do material são o Marco Referencial e os PCNs;
  2. o material didático explicita os conteúdos selecionados para uma determinada disciplina e as justificativas dessa escolha;
  3. a seleção não se dá numa perspectiva conteudística, nem de uma simples preparação do aluno de uma série escolar para outra, estando fundamentalmente orientada para a construção contínua de conceitos, habilidades, técnicas e estratégias;
  4. a opção não é por uma carga muito grande de informações em um programa sobrecarregado, mas pelo tratamento em maior profundidade de aspectos essenciais e formativos, propiciando mais oportunidades de compreensão e de desenvolvimento de todos os conteúdos selecionados, incluídas as habilidades comuns;
  5. a organização dos conteúdos no material didático deixa claros os pontos de referência, as ideias nucleares, a sequência e a ordem de desenvolvimento desses conteúdos, sob a ótica da concepção de conhecimento defendida neste projeto.
 
 
Acamp Bosco
:: 26/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Acamp Bosco
:: 24/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Acamp Bosco
:: 25/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Conselho de Classe
:: 15/12 - Conselho de classe final

Recuperação
:: 07,08,11,12,13,14/12 - Recuperação final

Natal Solidário
:: 01/12 - Natal Solidário

Missa
:: 01/12 - Missa de formatura

 

COPYRIGHT - COLÉGIO DOM BOSCO ARAXÁ. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.