O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2017. “Os jovens não somente sejam amados, mas eles próprios saibam que são amados." (Dom Bosco)

 TEMA: João Bosco e a escola

João Bosco tem muitas dificuldades para entrar na escola formal. Só conseguiu quando contava 16 anos, 1831, quando entra para o ginásio público em Chieri.

Frequentou a escola elementar de Capriglio d`Asti, terra natal de sua mãe, mas podemos considerar que a sua escola antes do ginásio público foi a vida em família, no campo ao lidar com gado, plantações de uva, ouvindo com sabedoria a sua mãe, conflitos com os irmãos, trabalhando na fazenda dos Moglia, catequese com o Pe. Calosso onde estudou bem latim. Seu empenho pessoal foi fundamental para um bom aprendizado antes da escola formal. João Bosco tinha sempre um livro em mãos, de diferentes assuntos, era um rapaz atualizado.

No ginásio, devida a sua idade e maturidade, teve oportunidade de fazer vários testes de aprendizagem e fora sempre muito bem avaliados. Tal situação permitiu que João Bosco eliminasse algumas disciplinas curriculares e, assim, adiantasse alguns anos de estudo. Na formalidade dos estudos, muito bem aplicado, estudava aquilo que era de seu ano, conseguia, através das conversas com os colegas, adiantar estudos dos anos seguintes. Isto, inclusive, fez com que muitos de seus colegas o procurassem para ajuda nas tarefas de casa, o favorecia ainda mais os avanços de João Bosco.

Toda esta experiência com João Bosco com relação aos estudos chama bastante a atenção para o como cada estudante aqui no Colégio Dom Bosco está se deparando com os seus estudos. O empenho pessoal é algo a se destacar. É fundamental, diante das muitas facilidades que temos no mundo de hoje, o empenho pessoal em valorizar o tempo dentro e fora da escola, aproveitar o rico material didático, saber explorar a biblioteca para a ampliação de conhecimentos, leitura extracurricular etc.

É preciso firmeza nos estudos para ter sucesso nos anseios futuros. Que São João Bosco seja sempre inspiração e exemplo neste sentido. Com os auxílios de Maria, a bênção de Deus sobre todos nós. Bom dia e uma excelente semana.

 
 
Acamp Bosco
:: 26/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Acamp Bosco
:: 24/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Acamp Bosco
:: 25/11 - Acamp Bosco - Barbacena

Conselho de Classe
:: 15/12 - Conselho de classe final

Recuperação
:: 07,08,11,12,13,14/12 - Recuperação final

Natal Solidário
:: 01/12 - Natal Solidário

Missa
:: 01/12 - Missa de formatura

 

COPYRIGHT - COLÉGIO DOM BOSCO ARAXÁ. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.