HOME Quem Somos

Quem Somos

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

Os Salesianos chegaram a Araxá no ano de 1926, a pedido de Dom Lustosa, Salesiano, Arcebispo de Uberaba. Em 1930 Pe. Antônio Marcigaglia, Pároco de Araxá, teve a tarefa de planejar e concretizar o projeto da construção de um Colégio. A cidade aguardava com ansiedade. A localização foi definida com o apoio da população.

Perto da igreja Matriz existia o Grande Hotel. Os donos desejavam vendê-lo. Pe. Antônio o adquiriu com a ajuda de um Cooperador Salesiano, que emprestou a quantia necessária. O prédio foi imediatamente reformado e adaptado. O Colégio foi inaugurado em 11 de fevereiro de 1931, com grande festa na cidade.

Em 1932 foi introduzida no Colégio a Escola de Instrução Militar – EIM 255 - que formou, em dezembro de 1933, a primeira turma de reservistas.

Em 1955 iniciaram-se as obras do novo prédio. O edifício do Grande Hotel, onde o Colégio funcionou por mais de duas décadas, foi demolido em 1963. Em seguida foi construída a ala da recepção e da residência salesiana. A capela Dom Bosco foi demolida em 1988, dando lugar ao Ginásio Poliesportivo, inaugurado em 1995.

De lá para cá, muito se fez. Hoje o Colégio Dom Bosco de Araxá é referência em educação. Possui estrutura predial e pedagógica extremamente organizada. Oferece serviços eficientes, com equipe de alta qualidade e sistema de informação conectado ao mundo com moderno material digital.

 

Organograma: 

INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO

COMUNIDADE SALESIANA 

 

Assim a gente transforma o mundo

O Colégio


Dom Bosco


Missão

"Ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres, por meio da evangelização, da educação e da assistência social, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e fraterna".

Visão

"Ser referência na evangelização, na educação e na assistência social dos jovens, com uma gestão competente, vivendo o carisma salesiano".

Valores

1. Fortalecer a pastoral juvenil salesiana levando em consideração o acompanhamento e as novas fronteiras; 2. Promover programas de formação continuada dos Salesianos e Leigos, buscando desenvolver a cultura vocacional, o fortalecimento da identidade salesiana e a qualidade da prestação de serviços; 3. Promover a sustentabilidade e a solidariedade econômico-financeira das Unidades Sociais, das Escolas, das Paróquias e do Centro Inspetorial; 4. Promover o crescimento da Inspetoria em qualidade e quantidade.


Dom Bosco

João Melquior Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo d’Asti, perto de Turim, no norte da Itália. Ficou órfão de pai aos 2 anos e foi criado pela mãe, Margarida Occhiena. Aos 9 anos, teve um sonho que orientou a sua missão de cuidar dos jovens.
Em 1841, foi ordenado padre e deu início ao célebre trabalho educativo e espiritual com crianças e adolescentes carentes em Turim. No Oratório de São Francisco de Sales, Dom Bosco oferecia ao sempre crescente número de jovens, instrução, catequese, alimentação e atividades de lazer.
Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Também fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores, em 1869.
São João Bosco criou uma pedagogia: Sistema Preventivo. Por ela, espiritualidade e pedagogia fundiam-se, formando um novo conceito de educação e educador.
Um dos mais famosos santos da Igreja, ele faleceu no dia 31 de janeiro de 1888, Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI, em 1934. Em 1988, o Papa João Paulo II o declarou “Pai e Mestre da Juventude”.

Salesianos no Mundo

De Turim (Itália), a obra dos Salesianos espalhou-se por outras cidades da Itália, em ritmo acelerado. Pouco depois, em 1875, começou a expandir-se em outros países europeus, a partir da França, Espanha, Inglaterra e Áustria. Ao mesmo tempo, chegava ao continente americano e se instalava na Argentina, Uruguai, Brasil, Chile e Equador, ainda durante a vida de Dom Bosco.
De modo semelhante, a obra das Filhas de Maria Auxiliadora (mais conhecidas como Salesianas) irradiou-se rapidamente. Três anos depois da fundação da primeira casa na Itália, começava a expansão para a Europa, com a fundação da casa da Nice, na França em 1877. No mesmo ano, partia para o Uruguai o primeiro grupo de irmãs Salesianas, para iniciar a obra das FMA no continente americano.
Com a morte de Madre Mazzarello, em 1881, e de Dom Bosco, em 1888, esse desenvolvimento não se interrompeu. Hoje Salesianos e Salesianas continuam o trabalho dos fundadores em prol da juventude, nos mais diversos lugares do mundo.
Os Salesianos estão presentes em 127 países e as Salesianas em 90 países, nos cinco continentes, presente no mundo da educação, em escolas de educação básica e superior, educação técnica, obras sociais, missões indígenas, centros juvenis, oratórios, paróquias, meios de comunicação social, editoras, educando e evangelizando a juventude.

Salesianos no Brasil

A história dos Salesianos no Brasil começou em 1883, quando um grupo de religiosos vindo da Itália, encaminhados por Dom Bosco, chegaram para colocar em prática seu carisma e pedagogia – baseados na “razão, na religião e no carinho” e atender as necessidades de uma população jovem e carente. Em princípio, se dedicaram ao ensino primário e das artes. Posteriormente, ao ensino secundário.
Naquela época, a Congregação Salesiana era percebida como um símbolo de renovação na área da educação e era bem vista por dedicar-se aos jovens carentes, filhos de escravos beneficiados com a Lei do Ventre Livre e jovens imigrantes italianos, que vinham tentar a sorte no Brasil.
A primeira obra dos Salesianos do Brasil foi na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Em 1892, chegaram ao Brasil as primeiras FMA – Filhas de Maria Auxiliadora, que estabeleceram a primeira obra em Guaratinguetá, São Paulo.
Assim como organizados em outros países, os Salesianos no Brasil são administrados em regiões, pelas inspetorias. Atualmente, são seis inspetorias dos SDB – Salesianos de Dom Bosco e nove inspetorias das FMA. O Colégio Dom Bosco Araxá é inspecionado pela Inspetoria São João Bosco, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Rede Salesiana Brasil - Escolas

A Rede Salesiana Brasil - Escolas é a maior rede de escolas católicas do país, associada à ANEC. Ela atua no mercado educacional brasileiro há mais de 120 anos, mas somente em 2002 foi instituída como uma rede única. Hoje ela reúne mais de 110 escolas, cerca de 90 mil alunos e 5 mil educadores. Está presente em 70 cidades do Brasil.
Seu objetivo é propiciar excelência de aprendizagem, com especial atenção à diversidade, às sensibilidades e novas linguagens, à centralidade do jovem como protagonista na construção do conhecimento.
A proposta pedagógica da RSE é original e nasce dos princípios e crenças da educação Salesiana, calcada nos fundamentos do “sistema preventivo de Dom Bosco”.
A Rede construiu um amplo material didático, a partir de um projeto pedagógico, desenhado com o que há de mais novo na educação, dentro das especificações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. O material didático, uma das marcas da RSE, é referência no ensino do país e pioneiro em relação às diretrizes que a educação brasileira em seguindo.

ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(34) 3662-3368


ENDEREÇO

Av. Imbiara, nº130 - Centro, Araxá-MG


EMAIL

contatocdba@salesiano.br